9 de junho de 2010

“Auxílio-Doença”


A palestra do Ronaldo Campos intitulada "Auxílio-Doença", no Centro Espírita SEMEADOR (Alphaville-SP), nos fez refletir sobre o papel da DOENÇA, da DOR em nossas vidas.

Voltei para casa com a mente cheia de novas perspectivas e pensamentos a respeito...

Toda doença no corpo físico tem relação com o campo espiritual. Na realidade é neste campo que tudo começa (mágoas, ressentimentos, discórdias) vindo uma hora ou hora para o físico.

Percebem que as pessoas (NÓS) crescem mais nas dificuldades e acomodam-se nas facilidades? Precisamos compreender que as dificuldades são matérias educativas para a nossa alma. A doença, por exemplo, muitas vezes promovem em nós uma mudança de conduta, uma mudança de comportamento.

Ronaldo citou:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."
(Mt 11:28-30)

Chamou atenção para o que Cristo disse “eu vos aliviarei...”

Em momento algum prometeu a nós que seria leve, que seria fácil. Mas que ao pedirmos, com FÉ, ELE nos aliviaria...

Outra citação foi " Renuncie a si mesmo e carregue a sua cruz". Diante das dificuldades do dia a dia, costumamos perguntar: POR QUE?

Devemos, no entanto, indagar: PARA QUE? O QUE DEVO APRENDER? O QUE DEVO MODIFICAR EM MIM COM O QUE PASSO? O QUE DEUS ESPERA DE MIM?

Desta forma exercitaremos a PACIÊNCIA E HUMILDADE. Temos que ter o cuidado ao pedir proteção, na realidade devemos pedir alívio às experiências (provações) que temos que passar em nossa evolução, pedir paciência e entendimento...

Assim o desconforto, a dor poderá modificar nosso jeito de pensar/agir podendo nos tornar pessoas melhores.

Ele citou a história que achei aqui.

Após essa leitura fica a certeza (cada vez mais) que o auxílio divino surge de acordo com nossas necessidades espirituais. A dor é nossa amiga e, em alguns casos, pode ser livramento para coisas piores que poderiam nos acometer/acontecer futuramente.

Uma mãe quando põe o filho numa escola, por exemplo, não quer a de ensino fácil, quer uma escola boa/exigente e que o faça crescer. Assim é nosso PAI DIVINO tudo que permite que a nós chegue é também por amor, para o nosso crescimento. Sei que às vezes, na dor, é difícil enxergar, mas nada como a paciência, a humildade para a busca do entendimento e consequente crescimento espiritual.

Não existe acaso e azar para quem em DEUS crê. O que nos acontece é por merecimento, seja bom ou ruim. A diferença está em o que fazemos com o que conosco acontece...

Lembrei aqui, enquanto teclava, da Ana Maria Braga e sua relação com a doença que teve anos atrás. A opção dela foi pela vida e batalhou como ninguém. Quantas pessoas se espelham nesta força, não? Quantas lições podemos tirar da dor que ela (e tantos outros vivem) viveu...

Beijos de luz de quem busca evoluir (errando, caindo, mas não desistindo de tentar!)

Aline Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário