27 de junho de 2011

É necessário amar o necessário!

     Ontem acordei com um sentimento de felicidade e completude presenteada com a presença do nosso filho (de férias aqui), junto a nós. Após o café matutino, seguimos para o Semeador. Tema do dia: " O Necessário", palestra proferida por Antônio Dermachi


    Fomos convidados a refletir que a cada amanhecer, temos a possibilidade de fazer diferente, fazer melhor, de querer (mesmo frente as adversidades) estar de bem com a vida! Para o pessimista nada está tão ruim que não possa piorar, mas para o otimista aquilo que está bom pode melhorar. Tudo é uma questão de opção. Tão óbvio, mas ainda de tão difícil compreensão para muitos de nós...

        "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" (Chico Xavier)

         A-COR- DAR, segundo Dermachi, significa dar um colorido à vida. Como querer resultados diferentes quando fazemos sempre as mesmas coisas? A vida está azeda? Verifiquemos o que pensamos, como sentimos e temos agido. Se colhemos o que semeamos, logo...
       
          O que é necessário? O que é essencial? Já se perguntou? Pensou, algum dia a respeito?





"Conta a lenda que uma certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro dizia:

_ Entre e apanhe o que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa: depois que você sair, a porta se fechará para sempre.Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça do principal...
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: “Você tem oito minutos”. 
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre! 
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre. 
O mesmo acontece, às vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: _ “Não esqueça do principal!” 
E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida! 
Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial: “Os tesouros da alma!” 
Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações"




             Junto a mim, ouvindo esta historinha, estava o que julgo necessário: minha família. Com ela vivencio, exercito, ensino e aprendo o essencial: o amor, sentimento este que resume tão bem toda a lei e os profetas em um único e glorioso mandamento do Mestre Jesus. Não esqueçamos, portanto, do principal...




        "Tende por templo o Universo; por imagem, Deus; por lei, a Caridade; por altar, a Consciência ."                                                  (Léon Denis)


Abraço fraterno,

Aline Caldas





7 comentários:

  1. Que eu pegue sempre minha caixa de lápis de cor e pinte meus dias.

    Nos dias que eu me sentir cinza... que eu pegue as outras cores e faça um lindo desenho do meu eu!

    Quando os lápis estiverem acabando, sem ponta... Que eu não tenha medo de usar a lapiseira!

    Estes lápis de cor são especiais. Eles nunca acabam. Recebemos todos os dias, ao amanhecer, uma encomenda nova do nosso Pai Celeste. Ele sabe quando precisamos de novas caixas ou apenas precisamos fazer a ponta!

    A-COR-DAR! Verbo transitivo que já pede, por si só, um complemento.

    Acordar para a vida! Vamos pintar!

    Beijos acordados!
    Laine

    ResponderExcluir
  2. Linndo Aline e ... acrescido do cometário acima, ficou mais belo ainda. Parabéns amiga, pela sua trajetória espiritual, tinha certeza que a mudança iria te favorecer esse aprendizado. Feliz por vc!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei Aline, é uma bela mensagem para alimentar o espírito! Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  4. Aline este post coincide com o estudo que estou fazendo do livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Evangelho no Lar)

    Estou estudando, no momento, o capítulo XVI: NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON

    Ontem a leitura de apoio foi: Ganhar, do livro Caminho, Verdade e Vida.

    “Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” — Jesus. (MARCOS, capítulo 8, versículo 36.)

    ... Se teus desejos repousam nas aquisições factícias, relativamente a situações passageiras ou a patrimônios fadados ao apodrecimento, renova, enquanto é tempo, a visão espiritual, porque de nada vale ganhar o mundo que te não pertence e perderes a ti mesmo, indefinidamente, para a vida imortal.

    ResponderExcluir
  5. @ Lênia: Que bom que você curtiu, MANINHA! ;)

    @ Elaine: A inspiração do seu comentário aqui vale um post em seu lindo blog "Caminhando e Cantando". Vamos, vamos...texto e giz de cera em mãos para colorir a tela e a vida de quem lê você!

    @ Ana Cristina: Suas palavras e seu incentivo sempre me impulsionaram a buscar a leitura da Doutrina. Obrigada, amiga!

    @ Bianca: Feliz de ler você aqui. Saudades!

    @ Alba: Bonita reflexão! Por isso mesmo, continuemos com o compromisso da busca/encontro e preservação dos valores que nos tornam mais próximos Dele. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Tia Aline... que belo texto! =)
    Bom quando a senhora oferece "um colorido à vida" como este.
    =*

    ResponderExcluir