13 de junho de 2011

O Instante Dourado

É sempre um privilégio assistir a palestra de Ronaldo Campos, uma pessoa que admiro. Ele tem o dom da oratória; fala com postura de corpo e alma, “prende” a atenção, encanta.
Durante sua explanação, fomos lembrados do quanto somos volúveis, insatisfeitos e queixosos. Vez por outra, pensamos em desistir de tudo como se isso ajudasse, não é verdade? Nã nã ni nã nããão. Lição não aprendida terá que ser repetida!
Vamos refletir juntos? Será que Cristo teve problemas? O mínimo conhecimento sobre a vida Dele já indica que “sim, ele teve grandes e sérios problemas”.  (diria até que Ele continua tendo, afinal a humanidade ainda tem muitos rebeldes, aflitos e criadores de problemas, mas vai mudar, eu creio. E muda, quando eu  também mudo). O que Ele fez diante de tudo que tinha pra resolver? Será que se parece com o que eu e você fazemos?
  Pautado no Evangelho, Ronaldo exemplificou quatro momentos de dificuldades morais que Cristo teve:

1º. – Ele anteviu os sofrimentos pelos quais iria passar...

“Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres”. (Marcos 14:36)
“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lucas, 22:42)
“Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!” (Mateus 26:42)
O Cálice representa as provações dolorosas. Ao invés de se revoltar, reclamar, questionar, Ele atendeu de forma obediente e resignada a Vontade do Pai. Sabia que seu testemunho de fé produziria resultados benéficos mais adiante.

Quantos de nós beberíamos o cálice por acreditar no Amor Maior?

2º. – Traição por parte de um amigo consolidado por um beijo

“E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam”. (Mateus 26:49-50)
Jesus sabia o que aconteceria, Ele aceita a situação e nos ensina sobre o perdão incondicional aos entes queridos. Trata Judas com dignidade e respeito abençoando-lhe ao chamá-lo de amigo.

Quantos de nós teríamos um olhar complacente para quem nos traiu?

3º. – Multidão concedeu liberdade a Barrabás

“Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?
O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Barrabás.
Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado”. (Mateus 27:17,21 e 26)
Ele foi alvo da ingratidão coletiva. Nenhuma voz venceu as barreiras do medo e se expôs para sair em Sua defesa.

Quantas vezes nos calamos frente às injustiças?

4º. – Foi erguido na cruz como malfeitor vulgar

Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. (João 19:17-18).
            Ele foi vítima de uma condenação injusta coroada de muita solidão.
Acusado de feiticeiro, de servo de Satanás, de conspirador, Jesus demonstrou, em todas as ocasiões, o máximo de boa-vontade para com os espíritos mais rasteiros de seu tempo. Sem desprezar a boa palavra, no instante oportuno, trabalhou a todas as horas pela vitória do amor, com o mais alto idealismo construtivo.
 E no dia inesquecível do Calvário, em frente dos seus perseguidores e verdugos, revelando aos homens ser indispensável a imediata conciliação entre o espírito e a harmonia da vida, foram estas as suas últimas palavras “Pai, perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem!...”

(Mensagem extraída do livro: "Boa Nova"- Humberto de Campos - Psicografia: Francisco Cândido Xavier )

Quantos de nós, no meio da dor dilacerante, lembraríamos de perdoar?

Em quatro passagens, quantos exemplos. Pois é, Cristo compreendia a Vontade do Pai, erguia a cabeça, entrava em preces e ganhava forças para continuar a caminhada.
Diga se não é isso que devemos fazer? Quem conhece a Vontade do Pai não sente ânimo para brigar, não aceita pensamento para desistir. Trilhar o caminho do amor, confiança, perdão. Perseverar. Orar e Vigiar. Transformar (não ao outro, mas mudar a nós mesmos, modificar o nosso modo de agir perante os desatinos do outro). Insistir no caminho do bem. Procurar ver o problema, como oportunidade/ desafio para nos tornarmos seres melhores, mais humildes, mais amáveis, mais humanos e próximos de Deus.
Quando a tola ideia de desistir de tudo bater à porta da nossa mente, lembremos que estamos diante do instante dourado. Façamos dois questionamentos:
-  Quero ser parte do problema ou  parte da solução?
- Qual o tamanho da minha fé?
Perseveremos na busca da solução!

 (Eu me reenergizando em Tamandaré- PE )

O INSTANTE DOURADO

Quando a situação se te revele difícil e as forças te pareçam exaustas...
Quando a enfermidade se te instale nas energias, semelhante a uma sombra que não consegues extinguir...
Quando o desânimo te procure, sugerindo-te a desistência dos encargos que abraçaste...
Quando as dificuldades se multipliquem criando-te embaraços e lutas...
Quando as complicações surjam tamanhas que o abandono dos próprios encargos, se te afigure como sendo o caminho a seguir...
Então, haverás atingido o instante dourado para o testemunho de tua própria fé, porque servindo e agindo, em meio a cansaço e tribulação, podes guardar a certeza de que, pelas ocorrências do trabalho, Deus chegará em teu auxilio com o socorro imprevisto e com a inesperada luz.
 

(Mensagem extraída do livro: "AMIZADE"- Meimei- Psicografia:Francisco Cândido Xavier )

Muita paz,


Aline

5 comentários:

  1. Amiga, bom dia!

    O SEMEAR-TE é a uma lição da semana, sabe? Você sempre colocando perguntas super pertinentes ao meu coração.

    "Lição não aprendida terá que ser repetida!"

    Tá certo. Já sentia que precisaria repetir!

    Obrigada por confirmar. Seu texto caiu como prece para meu coração.

    Beijos agradecidos!
    Laine

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida,
    como foi acalentador esta leitura matinal...
    Você é enviada pelo Pai, mensageira de Fé. Obrigada por compartilhar a vivência da palestra e o INSTANTE DOURADO...
    É ISSO AÍ: Nada de desistirmos!
    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  3. Assim é a vida com e em CRISTO.

    Beijos de exercitar

    ResponderExcluir
  4. Mais uma bela mensagem, obrigada.
    Sou muito grata a Deus por tudo o que Ele me oferece:
    As dádivas e as dificuldades, pois sei que nada é por acaso.
    Se eu me revoltar com as dificuldades só irei piorar o que já não está bom. Então pra quê reclamar ou desistir? Bola pra frente.
    Tenho exemplos próximos a mim de pessoas que são muito abençoadas, mas que não são gratas, reclamam de "barriga cheia".
    Quem não aprende pelo amor aprenderá pela dor. #fato
    Ainda tenho muito o que aprender, pois sou muito imperfeita, mas sou consciente da minha imperfeição e agradeço a Deus as oportunidades que Ele têm me concedido.

    ResponderExcluir
  5. @ Elaine: É pra mim que tambem escrevo, amiga! Estamos juntas ;)

    @ Andie: "Sempre em frente não temos tempo a perder" ;)

    @ Lênia: Beijos contigo no exercício!

    @ Alba: Somos imperfeitas, mas o bacana é que, conscientes disto, procuramos fazer algo a respeito na tentativa de melhorar. ;)

    ResponderExcluir